Culto à Hécate

A primeira coisa que aprendi no culto a Hécate é que nada dela é óbvio.
Você que pretende destinar uma dedicação a essa deusa, já saiba de antemão que nada nela é fácil. Não, não quero aqui assustar ninguém e nem atribuir mais valor a quem tem coragem de prestar um culto sério à senhora das encruzilhadas, por conta de suas dificuldades (embora, de fato, eu acho que mereçam… por ser cada vez mais raro quem lhe preste um culto sério e disciplinado hoje em dia).

A verdade é que não há culto maior ou melhor, nem deidade mais ou menos valiosa. Há sim, dedicações mais ou menos rígidas, mais ou menos “fáceis”, vamos chamar assim (seja por acessibilidade, nível de complexidade, exigência de cada mito, e por ai vai…). E, no que se refere à Hécate, seu culto é relativamente acessível, porém de alto nível em complexidade e exigência. Se por um lado, a Trívia pode ser muito generosa, compadecida e amável com quem se dispõe a ser rigorosamente disciplinado no trato com suas coisas, por outro, é vasta sua fama sob aqueles que fazem mal uso de seu nome… #fato.
E, tendo como premissa básica que, nos domínios dela: 1)qualquer erro, qualquer falha, qualquer “bobagem” pode se estender para um grande mal energético-astral (por isso ela é tão temida por muitos); 2) na internet existe uma infinidade de absurdos e exemplos não confiáveis no que se refere a cultos e práticas a Hécate e 3) poucos são os mitos específicos da deusa, que registrem com efetividade como era seu culto e descrevam detalhes de sua práxis…

…está página, assim, vem como o modesto objetivo de ajudar seus devotos a encontrar algumas dicas básicas de como iniciar uma dedicação de forma segura, com elementos básicos. Compilando e repartindo aqui informações que adquiri ao longo de anos de devoção a Trívia e que, claro, que eu puder revelar referente ao seus mistérios.

Veja que não se trata de nenhum manual e nem dogmas de verdades absolutas sobre a deusa.
Mas sim do compartilhar de alguém que já está há algum tempo “no caminho de Hécate”.

  1. Dicas preliminares

  2. Primeiros passos

  3. Ervas, flores e essências

  4. Oferendas e comidas devotivas

  5. Animais e símbolos de poder

Licença Creative Commons
Cucina Strega de Carol Yara é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported. Based on a work at cucinastrega.wordpress.com. Permissions beyond the scope of this license may be available at https://cucinastrega.wordpress.com/.


11 responses to “Culto à Hécate

  • sarahrosaimenes rosa

    Adorei todas as orações e muito útil para mim

    Gostar

  • Glauber

    Como começar um relacionamento com Hécate como seria um ritual de apresentação a ela?

    Liked by 1 person

  • Lívia Charlotte

    ola o/ então e quando se mora em um apartamento por exemplo. não tenho aréa de serviço nem muito menos quintal…e nem posso ascender nada na porta do meu apartamento. como eu faço para prestar culto a deusa?

    Gostar

    • Carol Carvalho

      Imagino que você tenha no seu ap algum lugar onde seca roupa, onde tenha uma máquina de lavar, correto? Ou, quem sabe uma sacada. Se não tiver nada que possa ser do lado externo, sugiro que faça o altar da Deusa em uma caixa (pode ser até de sapato) e, quando for acender uma vela ou fazer algo devotivo a ela, coloque sobre uma cadeira/banco bem próximo a uma janela(preferencialmente aberto, nem que seja uma frestinha). O que definir, use sempre o mesmo canto. Assim aquele espaço ficará reservado a ela e, ao final, quando encerrar e fechar a caixa de sapato, passe um pano com água sal grosso (ou até com sal de cozinha, uma salmoura apenas) para eliminar todos os miasmas e pontos denso de energia tão característico da Deusa do ambiente. Assim você não corre o risco de ficar com um clima tão denso quanto a dedicação a Ela.

      Espero ter ajudado e peço desculpas pela demora no retorno!!
      Blessed

      Gostar

    • Carol Carvalho

      Lavanderia. Local mais próximo da porta de saída ou janela. Sempre tem uma área de serviços em apto.

      Gostar

  • Clotum

    Olá, adorei seu blog e tudo o que escreve, realmente um achado. Vejo presteza até nos coments que acabam tendo sempre mais informações. Eu adoro Hecate e sempre achei poucas coisas. Uma Vez em Milão entrei em uma cafeteria e tinha um altar dentro do estabelecimento para hecate, as donas tinham pentagramas, aquilo renovou minha vér de um modo que nem sei como explicar. Li aqui sobre a questão do altar dedicado a ela fora de casa. Nas culturas brasileiras umbandistas os altares para entidades negras e pesadas são fora tb. mas sempre com uma energia considerada ruim de se trabalhar. eu ajeitei meu altar recente e coloquei uma foto da Deusa Hacate no altar em minha sala. Compreendo os pormenores de tudo, mas será necessário algo fora? Penso que se eu fazer fora, nao me dedicarei como desejo, ou fazer um rito. Existe uma dificuldade sendo que meu jardim é meio aberto e meu quintal tb tem acesso casa de minha mãe. Posso continuar com um pequeno culto (agora com algo mais especifico com sua ajuda) dentro da minha casa? Queria algo mais especifico sobre isso. Se acarretaria algo. Caso nao seja possivel acredito que minha dedicação diminuiria, pela dificuldade. Agradeço desde ja sua ajuda e mais uma vez parabenizo pelo blog 🙂

    Liked by 1 person

    • Carol Carvalho

      Olá, seja bem vindo ao nosso espaço dedicado a Hécate!!! Agradeço, desde já, os elogios no início do seu comentário e achei SENSACIONAL a sua experiência em Milano (Milão, desculpe, força do hábito do italiano, rs). De fato, em muitas culturas afrobrasileiras os altares para entidades negras e pesadas são fora; mas, não necessariamente, porque a energia delas é considerada ruim de se trabalhar, mas sim, elo fato de seu padrão de faixa vibratória ser densa, o que facilita a compatibilidade de energia com entidades/almas/espíritos/elementos/seres (chame do nome que for compatível com sua crença) que vivem em esferas mais baixas, ainda repleta de agonia e sofrimento.

      Gosto de dizer que Hécate é aquela inspetora de escola carinhosa e rigorosa que vigia o caos na hora que as crianças pilhadas se juntam para o recreio, hehehehehe. É ela quem acolhe e ao mesmo tempo coloca ordem no ambiente onde muitos nem querem colocar a mão, por ser – a primeira vista – desordeiro e tumultuado. Lidar com essas esferas mais densas não é como lidar com as crianças em sala de aula diante de um filme que as deixam todas quietinhas e enfileiradas em suas carteiras (tão leve e ordeiro como pode ser, por exemplo, o culto a outras deidades solares ou brandas). E é isso que faz de sua dedicação algo mais complexo, por exigir mais do fiel.

      No seu caso, que montou um altar para ela dentro de casa, sem problemas. Acho que, se de algum modo, atende o modo como você sente a fé com a Deusa, então está perfeito. MAAAS, como comentei para a Lívia, quando for acender uma vela ou fazer um ritual a Ela, não deixe de -ao encerrar, passar um pano com água sal grosso (ou até com sal de cozinha, uma salmoura apenas) para eliminar todos os miasmas e pontos denso de energia tão característico da Deusa do ambiente.

      Assim você não corre o risco de ficar com um clima tão denso quanto a dedicação a Ela. Espero ter ajudado e peço desculpas pela demora no retorno!!
      Blessed

      Gostar

    • Carol Carvalho

      Olá, Rildson, agradeço demais seu comentário e seus elogios. Vou escrever mais detalhadamente sobre isso. Mas, a princípio, desde que você não misture com outras egrégoras, acho que é válido ter seu altar reservado a ela, mesmo dentro de casa. Vou retomar o blog e já inclui mais detalhamento sobre isso para os próximos posts e te aviso. Grande abraço!!!

      Gostar

  • cristiana

    Gostaria de saber o que é preciso para montar um altar para Hecate.

    Gostar

    • Carol Carvalho

      Olha Cristina… acho isso bem complexo e ao mesmo tempo subjetivo. Acredito que elementos devotivos da Deusa não podem faltar como os que relacionei nesses submenus: símbolos de poder (chaves, cordas, facas/punhais, caldeirão, tríades, cruz grega-encruzilhada etc.), as plantas/ervas (alho, cipreste, mirra) e objetos que façam referência aos seus animais totem (cachorros, lobos, sapos). As velas por referência as suas tochas.

      Agora, de tudo mesmo, o que eu considero ESSENCIAL é reservar um espaço, fora de casa, para altares ou dedicações a Hécate. Seja num quintal, sacada, lavanderia, área de serviço… No limite, no beiral da porta da entrada de casa (ou portão). E, o que for reservar para ser de uso no culto da deusa, sugiro que não misture com as irradiações de nenhuma outra divindade. O mesmo vale para o local de guardar amuletos e utensílios que seja dedicados a Ela. Lembre-se que Hécate é uma deusa de trânsito, que irradia uma faixa de padrão vibratória muito densa. Não é bom misturar essa vibração com energias tão distintas.

      Gostar

Deixe um comentário